Amanhã estou de volta ao trabalho!
Mesmo local mas função diferente (que irei partilhar convosco numa próxima oportunidade) e estou ansiosa de começar!
Com o regresso ao trabalho, volto às rotinas. Nem sempre é fácil entrar no ritmo de acordar todos os dias à mesma hora, preparar almoço e lanche, escolher o que vestir, pensar se temos tudo o que precisamos antes de sair de casa...
Requer algum planeamento e organização e god help me que vou precisar! Avizinham-se uns meses complicados em termos de horário: trabalho das 9h30 às 19h, curso de Digital Marketing & Strategy 2 a 3 vezes por semana das 19h30 às 23h e alguns fins-de-semana que serão certamente para trabalhar.
Como eu, muitos de vocês levarão uma vida deste estilo e há que saber preparar tudo com antecedência para não nos cansarmos mais do que já estamos ou iremos, naturalmente, estar.
Vou partilhar convosco algumas das minhas rotinas, quer em termos de preparação das refeições (que serão algumas tendo em conta o meu horário), quer em termos de escolha da roupa e maquilhagem do dia seguinte, por exemplo.
Relativamente às refeições e, uma vez que estou a entrar em período de dieta saudável, este planeamento complicou-se.
Antes era fácil: fazia qualquer coisa para o almoço, levava umas barritas e bolachas, não pensava muito no assunto e não ligava muito se era tudo muito calórico ou pouco saudável.
Hoje não é assim.
Vou deixar-vos um resumo do que planeei para as minhas refeições ainda que prefira aprofundar esta questão quando realmente estiver mecanizada em fazer tudo como deve ser!
Pequeno-almoço (preferencialmente em casa): Papas de Aveia com leite de amêndoa.
A refeição mais importante do nosso dia deve ser baseada em proteína, mas sem ser calórica.
As Papas de Aveia são uma óptima solução para isso, para além de que são muito saudáveis! Já vos deixei uma receita e, se tiverem e utilizarem a Bimby, demoram apenas 10 minutos a fazê-las.
É também uma óptima solução porque, por serem altamente proteicas, deixam-nos saciadas e com energia durante um tempo considerável!
Para alternar: Iogurte natural (baixo em calorias e alto em proteínas) com granola, mel, sementes de chia e canela.
Exemplos destes iogurtes são os da Nutregi, Skyr e Milbona.
ou
Pão escuro torrado com manteiga vegetal (de abacate, por exemplo), doce sem açúcar, mel ou um queijo magro.
Meio da Manhã: Por mais proteico que seja o meu pequeno-almoço, a fome ataca-me sempre pelas 11h/11h30 e tenho sempre de ir comer qualquer coisa.
Iogurte natural com granola
Tostas integrais com um queijo magro
Peça de fruta e chá
Smoothie de fruta previamente preparado em casa.
Também já vos deixei a receita para um smoothie super saboroso e saudável!
Almoço: É no almoço que temos de ancorar bem a nossa alimentação. É a altura do dia em que temos mais tempo para comer e, caso não tenhamos comido um grande pequeno almoço e não tenhamos comido bem a meio da manhã, temos que conseguir almoçar muito bem.
Algumas das sugestões que pretendo implementar na minha rotina:
- Sopa;
- Base de quinoa ou couscous com: atum; queijo feta e pesto; queijo mozzarella e manjericão; ovos escalfados (se conseguirem fazê-lo numa caneca no microondas) com pimentão vermelho; esparregado; salteado de alho francês e cogumelos.
ou
- Hambúrguer de soja / de espinafres / de azeitona preta com arroz, massa integral ou salada;
ou
- Salada de atum ou bacalhau com feijão frade.
- Fruta.
Claro que aqui podem variar à vontade de acordo com o vosso gosto! As minhas sugestões vão ser sempre vegetarianas.
Importante é fazerem uma refeição completa que vos alimente bem e de forma saudável e que vos permita só voltar a ter fome pelas 16h/16h30.
Meio da tarde: Igual aos exemplos que dei para meio da manhã.
Final da tarde/Jantar: Nos dias em que tiver curso, não vou ter tempo de voltar a comer antes de sair por isso vou implementar um sumo detox rico em proteínas que espero fazer-me aguentar até às 23h.
Como acho que isso é altamente improvável, há dias em que farei 2 (sempre de meio litro cada um) um para beber às 19h e outro pelas 21h30 ou então farei 1 para beber às 19h e depois tentarei levar uma salada de frutas para comer no intervalo, uns queijos magros, uma sandes em pão escuro com queijo magro barrado, Etc.
Podem implementar os sumos detox no almoço mas tendo em conta o meu horário, prefiro fazê-lo na refeição de final da tarde/jantar uma vez que é mais fácil para mim ingeri-los nesta altura e, assim, evito grandes hidratos à noite.
Quando entrar na rotina, deixo-vos as receitas todas daquilo que fizer para vos ajudar, se assim o entenderem, a conseguir entrar num ritmo saudável mas também saboroso!
Muito importante:
1) Não chegar ao ponto de ter fome e comer a primeira coisa que nos aparecer à frente. Se chegarem a este ponto, nada do que é saudável vos vai saber bem nem vai ser o suficiente!
2) Planear no fim-de-semana as refeições para a semana seguinte.
Saber o que querem levar na Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta para que no dia anterior a cada um dos indicados, seja chegar à cozinha e preparar o que já planeámos. Incrivelmente, perdemos muito mais tempo nisto quando não sabemos o que queremos comer, do que propriamente a cozinhar e a deixar preparado.
Vão estando atentos ao nosso Instastories, onde iremos mostrar as nossas refeições para poderem ter uma ideia do que comer ao longo do dia.
Esta é a minha primeira rotina, a mais difícil de implementar e que exige um cuidado maior.
Opto sempre por levar tudo de casa para controlar melhor o que como mas tenho a possibilidade de deixar iogurtes no frigorífico do trabalho o que me ajuda sempre e facilita a preparação.
Aliás, tenho a possibilidade de deixar mais coisas, quer no frio, quer à temperatura ambiente e aconselho a que o façam se tiverem essa possibilidade porque, uma vez que as vossas refeições serão sempre à base do mesmo, acaba por facilitar muito a organização das coisas.
Espero ter-vos ajudado!!
Obrigada,
Marta