top of page

Campanha de Sensibilização #1


Sei que a maioria do nosso público não são pessoas com mais de 50 anos mas todos terão, pelo menos, 1 pessoa na sua vida nessa faixa etária, a quem devem falar deste post.

Infelizmente, acho que não conheço ninguém que não tenha perdido um familiar ou amigo próximo vítima de cancro... Incluindo eu própria.

Muitas vezes, as pessoas são diagnosticadas numa fase tardia da doença porque os sintomas são silenciosos ou comuns a tantas outras doenças ou porque se recusam a acreditar que podem ter algum problema.

Conheço várias pessoas, da minha faixa etária até, que têm pânico de ir ao médico porque acham que ir ao médico é igual a ganharem uma doença nova.

Há que tentar mudar este pensamento radical porque, de facto, quanto mais cedo forem diagnosticadas determinadas doenças, maior é a probabilidade dos tratamentos fazerem efeito.

Desta vez, quero sensibilizar-vos para o Cancro do Intestino, aproveitando os rastreios gratuitos promovidos pelas Farmácias Holon.

 

As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem, pelo 4º ano consecutivo, uma Campanha de Sensibilização para o cancro colorretal, uma doença que ainda é responsável pela morte de 11 portugueses todos os dias.

Durante os meses de Março e Abril, os rastreios de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) estão disponíveis em 176 Farmácias Holon, em todo o território nacional.

“As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos”, afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon.

Temos 176 farmácias unidas pela prevenção, pois um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa.

O método de rastreio utilizado, pesquisa de sangue oculto nas fezes, permite identificar precocemente a presença de um tumor ou de pólipos no intestino e o encaminhamento imediato da pessoa para exames complementares de diagnóstico, ou seja, a realização de colonoscopia”, explica Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional.

De acordo com o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção Geral da Saúde, em Portugal, todos os anos, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos.

“Esta parceria com as Farmácias Holon tem-nos permitido lutar contra esta doença e angariar fundos para ações de sensibilização e prevenção do cancro digestivo a nível nacional. Desde 2014, já conseguimos rastrear cerca de 3.431 pessoas, entre as quais 799 homens, e intervir junto de milhares”, relembra o presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

 

Vamos deixar-nos de vergonhas e de evitar ir ao médico ou fazer rastreios com medo que uma doença nos acerte em cheio.

A prevenção é muito importante; conseguirmos um diagnóstico atempado é, sem dúvida, o primeiro e mais importante passo para a cura.

Não obtermos esse diagnóstico, não por falta de avisos e oportunidades, mas por medo e desconhecimento é o desperdício da vida maravilhosa que temos.

Sensibilizem todas as pessoas que conhecem nesta faixa etária e convençam-nas a fazer o rastreio. É absolutamente indolor e, apesar da situação ser desconfortável, isso não é nada comparado com a possibilidade de poderem salvar a própria vida ou a de alguém que amam.

Vamos a isso!

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais alguma informação, por favor contactem:

Obrigada!

Marta

You Might Also Like:
bottom of page